Minha câmera nova | Samsung NX3000 vs Nikon L810

Olá, meus amores!

O ano de 2015 já começou, para mim, cheio de realizações. 
Lembro-me que, mais ou menos um ano atrás, fiz essa postagem dizendo para vocês que viria contar quando conseguisse minha DSLR dos sonhos. Acontece que consegui, mas não uma DSLR...

Depois de tanto pesquisar, percebi que uma câmera mirrorless atenderia todas as minhas necessidades, com a vantagem de ser mais barata e de possuir lentes igualmente mais baratas do que a DSLR que pretendia comprar originalmente. Logo, investi na lindíssima retrô Samsung NX3000.



Para quem não está familiarizado, são chamadas mirrorless as câmeras que não possuem espelho refletor. Alguns preferem se referir à elas pelo termo híbridas, porque tem um corpo compacto e recursos de DSLR.
- Fonte

No vídeo, falei melhor à respeito da câmera (quanto paguei, onde comprei, etc), da lindeusa que me ajudou muito a escolher o modelo e do meu interesse pela fotografia.




A diferença de qualidade da minha antiga L810 para a NX3000 é gritante!! Em minha casa, que entra pouquíssima luz e tem as paredes pintadas em preto e roxo, é muito difícil tirar alguma foto à noite - como posso priorizar certos elementos através dos modos manuais da câmera nova, até nessas condições consigo uma imagem aceitável!
Aproveitei que o Mephisto estava estirado, imóvel, no chão e fiz um teste comparativo (com a mesmíssima iluminação, todas sem flash):


~L810
A foto foi completamente automatizada pela câmera. Mesmo com o indicativo de foco dizendo que a ênfase estava na carinha do Xixo, tudo parece focado por igual. A imagem não possui cores fiéis e está saturada de ruído. Além disso, existe uma pequena distorção na carinha dele.


~NX3000 (no automático)
A diferença já é notável! As cores são muito mais fiéis e a profundidade de campo faz com que a carinha dele se sobressaia do resto. No modo automático, a câmera escolheu priorizar o ISO e diminuir o tempo de exposição, por isso temos uma claridade prejudicada e um pouco de ruído.


~ NX3000 (no manual)
Nessa foto, já se percebe uma melhora de imagem ainda mais significativa! Nos modos manuais, eu escolhi priorizar o tempo de exposição ao invés do ISO e obter uma foto mais clara, sem ruído visível. Com a abertura escolhida e a focagem manual, deixei a ênfase no focinho rosa do Xixão e o restante ficou suavemente desfocado.


Só agora, com acesso aos modos manuais de uma câmera, estou conseguindo colocar em prática tudo o que aprendi sobre fotografia durante esses anos de leitura e pesquisas. Estou muito satisfeita com a aquisição da NX3000, pois o preço é muito acessível (custou apenas R$100 à mais que a L810) e a melhoria é extremamente significativa. Vocês nem imaginam o quanto estou feliz!

Enfim... Se vocês gostam de fotografia e querem acompanhar meu trabalho, não se esqueçam de dar uma olhada em meu flickr (onde posto minhas melhores fotos) e na página do facebook.

Beijões e até a próxima!



Me sigam nas redes sociais:

19 comentários:

  1. Não sei se você sabe, mas a Claudia Regina a mina do Dicas de Fotografia, também tem uma mirrorless. Confesso que só conheci essa modalidade através dela. É uma câmera bem atraente, principalmente o preço rsrs.

    Além de não ferrar a coluna com o peso. Inclusive vi as suas fotos no Flickr e fiquei babando no/na Apep. Você fotografa muito bem Sandila! Enfim, muitas felicidades com a nova aquisição! E muitas fotos também claro! Beijo.

    http://omeunaoincrivelmundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Dicas de Fotografia" me ensinou tudo o que sei! Admiro demais a Claudia *-*
      Muito obrigada mesmo, Myrix! Me incentivou demais <3

      Excluir
  2. ainnn que divino esse post! eu curto muito ver comparações assim e realmente já estou contando os dias pra conseguir a minha câmera *-*
    bjuuus Sandila!

    Ps: que focinho lindo!

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xixo e seu focinho rosa encantador *-* ahuehauheha
      Boa sorte pra ti, minha flor! Aposto que irá se apaixonar quando tiver a sua em mãos!

      Beijões!!

      Excluir
  3. Adorei as explicações San, vc é uma pessoa bem objetiva. E olha fiquei impressionada essa NX3000 convence bastante só pelas fotos do seu peludinho deu pra ver que ela é realmente boa. :) Te desejo sucesso sempre parabéns pelas fotos do Flickr e do face que tbm acompanho e continue aos aprendizados rumo ao topo. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuito obrigada mesmo, Aghmile! Não sabe o quanto esse tipo de comentário é incentivador.
      Sucesso pra nós <3

      Beijões

      Excluir
  4. Menina.. tem noção do quanto esse vídeo me ajudou?
    Eu to querendo uma câmera porque eu uso a da minha irmã (e a boa vontade dela também...) e não é sempre que ela e/ou a câmera estão disponíveis... Então to querendo olhar uma pra mim.
    A que eu queria era a Canon T5i, mas ela é tãããooo cara... por agora, fora de cogitação...
    Esse vídeo veio a calhar, porque eu não sabia nem por onde começar a pesquisar, já que não entendo muito bem de fotografia (e olha que eu deveria hein...).
    Enfim, adorei o vídeo! ^^
    Sucesso pra você sempre! <3
    bjin

    p.s.: vi suas fotos no Flickr e estou apaixonada... *-*

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Mone, sua diva *-------*
      Então, o que mais me impressionou nessa câmera foi a qualidade enorme se comparada ao preço baixo. Vale muuuito a pena! No meu caso, a Nikon D5300 que eu queria, tem um preço equivalente à T5i da Canon e, olha, essa ai não deixa nada a desejar! Inclusive, a qualidade dos vídeos com ela é muito boa (pra nós, que gravamos para o youtube, é uma maravilha).

      Enfim, fico feliz em ter pudido ajudar.

      Beijões *-*

      Excluir
    2. Pois é.. é exatamente o que tô precisando! ^^
      Mas me conta uma coisa, que depois de ler a resenha e pensar um pouco fiquei com dúvida, ela tem algum tripé específico pra ela ou dá em qualquer um?
      Porque como ela tem o corpo muito compacto e a lente é mais pesada, ela não "fica me pé" sozinha. Isso se tornou um problema na hora de gravar vídeos?
      bjin

      Excluir
    3. Então, Mone, como eu ainda não tenho tripé, apoio a câmera em lugares aheuhauhea Se eu apoiar a câmera um pouco mais inclinada, o peso da lente faz com que ela escorregue pra frente =\ A Rubia tem um tripé comum e dá muito certo com a câmera, sem nenhum problema!

      Excluir
    4. Pois é.. porque a da minha irmã eu também vou fazendo montinhos pra ela ficar numa altura boa.. rs
      Como não tenho tripé também, achei que talvez esse seria um problema com essa câmera, já que ela não fica em pé sozinha. Mas bom saber que dá pra fazer! ^^
      Obrigada! <3
      bjin

      Excluir
  5. Apaixonada. Que saudades do xixo gostoso zente auhdeehuehueheh
    Olha eu aqui! :'D
    Adoro ver suas postagens sobre fotografia e aprender um pouquinho mais com você sobre, você manja tanto dos paranauê kra :3 Quando você pegou minha cam pra mexer, eu aprendi tanta coisa e agora as coisas que eu faço com a minha câmera me faz parecer tão porquissional! E me fez amar o modo manual de verdade, eu n00bzona que nunca manjo dessas coisas.
    Hoje amo a abertura e o anel de foco como nunca. Obrigada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh Rubidiva <3 Fico feliz em ter pudido ajudar de alguma forma. O anel de foco é transformador de vidas, né não? *o*
      Muito obrigada por todo esse apoio, amora! Se não fosse você, nem teria conseguido escolher a câmera ainda <3

      Obrigada eu <3

      Excluir
  6. Oi! To procurando mesmo uma câmera pra comprar e fiquei bem interessada nessa NX3000. Acho lindas suas fotos! Já estou te seguindo no flickr também.
    O facebook só atrapalha mesmo, só não excluí o meu ainda por não querer perder o contato de algumas pessoas.
    Adoro seu blog! Beijos!

    http://sabado-chuvoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada mesmo, Andressa! Estou te seguindo no flickr, também.
      A questão do facebook é difícil, porque ajuda muito em alguns pontos e atrapalha demais em outros - como, no meu caso, ele estava atrapalhando mais que ajudando, creio que tenha tomado a atitude correta. Agora, só mantenho a página do blog e está de bom tamanho.

      Beijões <3

      Excluir
  7. San sou muito leiga no assunto e gostaria da sua opinião.. vi que a samsung lançou algumas "nx" e também existe a samsung nx300m, você considera a nx3000 melhor do que essa que mencionei? e você sabe informar quais as lentes que podem ser adaptadas para a nx3000?
    Muito obrigada por compartilhar conosco essas informações de forma tão clara e objetiva. Todos os dias entro no blog pra ver se tem algo novo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as lentes da linha NX da Samsung podem ser usadas em qualquer modelo que comece com NX!
      Não sei se lentes genéricas funcionam com ela, por causa do sistema mirrorless, que pede lentes menores - mas comprando qualquer lente Samsung nx algumacoisa não tem erro!

      A NX300m é bastante superior à essa que comprei! A tela, por exemplo, é em OLED ao invés de LCD, possui touchscreen e fotografa em velocidade maior que 8 frames por segundo! Muito boa!

      E muito obrigada mesmo pelo carinho <3

      Excluir
  8. Arrasou na escolha! Tinha cogitado também a compra da nx3000 e fiz, mas o walmart cancelou e não enviou a ordem de cancelamento pro cartão e foi uma dor de cabeça! Antes, eu tava querendo muito a nikon d5200 mas vi que o foco automático faz um ruído muito alto e prejudicaria os vídeos caso eu decidisse deixar de fazer voice over. :/ Aí eu decidi comprar a t3i (a t5i não tem essas diferenças todas e ainda tem touchscreen que eu não curto e ainda é muuuuuuito mais cara) porque um amigo já tinha e eu já tinha usado a dele e gostado bastante. Chegou ontem a câmera e só tirei fotos toscas. hsidfuahouidfa
    O preço da nx3000 é realmente muito bom! E a última foto do Mephisto tá liiiiiiinda! Parabéns, San. Continue com o ótimo trabalho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada mesmo, Melissa linda *----*
      Em todas as resenhas que li da T3i, fiquei embasbacada com a qualidade de imagem, tanto das fotos quanto do vídeo - fora que o foco automático dela na gravação é excelente! Mal posso esperar pra ver seus vídeos novos com ela *-------*

      Ótima compra, Melissa!!

      Excluir

Os comentários são moderados para que eu não deixe passar nenhum sem ser lido. Se for criticar, critique com respeito :)